Blog Estdio cone
quinta-feira, 22 de março de 2012
Torre de Babel 3.0

Torre de Babel 3.0

Saudações, ícone.

Hoje vamos começar uma série sobre um assunto que arrepia qualquer criativo. Mais do que mula sem cabeça e refação de campanha. São os perfis de cores.

Você sabe que hoje a gente vive em um mundo de imagens, né? Monitores, TVs, tablets, impressoras e muitos outros dispositivos. E cada um deles pode mostrar uma mesma imagem de maneiras diferentes.

Ok. Isso você já sabe. Mas como fazer para ver a imagem da mesma forma em suportes diferentes?

É fácil! Se liga só:

Para começar, você sabe que diabos é um perfil de cores?

Imagina uma sala de reunião com gente do mundo inteiro. Cada um falando uma língua. Para que todos se entendam, é preciso ter um tradutor simultâneo, certo?

Então, os perfis são como tradutores simultâneos de cores.

Eles sabem como cada dispositivo apresenta as cores e faz a tradução. Isso permite que você veja a imagem no seu monitor exatamente como ela será gerada. Seja por uma impressora jato de tinta, uma impressão offset ou qualquer outro dispositivo.

Agora, sempre que você receber um briefing, é só se ligar no destino e definir o perfil certo no software que está usando.

Por exemplo: se a sua peça for um anúncio de revista, é só você falar com o veículo que eles mandam o perfil que você deve usar. Aí fica fácil prever como a peça vai ficar quando for impressa.

É, a gente sabe que isso é chato. Mas pode acreditar: o resultado é muito recompensador!

Claro que podem ter vários complicadores: iluminação do ambiente, capacidade do monitor de reproduzir as cores, entre outros. Mas a gente vai dar umas dicas técnicas bem maneiras que vão ajudar você.

Inclusive, para facilitar seu dia a dia, vamos te ensinar a criar uma configuração padrão no photoshop que permite minimizar as distorções entre o que você está vendo no monitor e o resultado final da impressão.

Curtiu? Então é só acompanhar o blog e esperar nossos tutoriais.

Enquanto isso, dá uma relembrada nesse post aqui sobre a influência da iluminação nas suas peças. :)




Deixe o seu Comentário
2 comentários para “Torre de Babel 3.0”

  • [...] Pra começar, dá uma relembrada no que é um perfil de cores clicando aqui. [...]

  • [...] vocês não conferiram os posts, é só clicarem aqui, aqui e aqui e verem um por um. Vale a [...]


  • Preencha os campos abaixo:
    Nome:
    E-mail:
    Site:

    Comentários: